terça-feira, 26 de agosto de 2014

"100 anos de história: mais que um clube, uma nação" Capítulo 8 - Centenário: hora de se orgulhar, comemorar, e refletir.

__________________________________________________________________________________________________
Depois de muita espera, o grande dia chegou. Há exatos 100 anos, nascia o Palestra Italia, que futuramente se tornaria Palmeiras. Durante todo ano, nós do Palmeirismo contamos a história do Alviverde na nossa série de posts especiais de Centenário com o objetivo de relembrar o que é o Palmeiras e levar nossa história aos que não a conhecem totalmente. Um clube chegar aos cem anos de existência é um marco extremamente importante, pois completar um centenário não é pouco tempo. Cem anos é muito mais que uma vida e isso nos faz perceber que o Palmeiras é mais importante do que muitos imaginam.

Ter a oportunidade de comemorar um dos mais importantes aniversários do clube, para muitos, é celebrar um amor que vem como herança, um amor passado de avô para pai, de pai para filho, de filho para seus futuros filhos, e assim por diante. Um amor que vem do sangue, do berço. Já para outros, é saber que por trás do escudo, há um século de uma história limpa, repleta de glórias e fatos que todo torcedor se enche de orgulho. É um acontecimento histórico que ficará marcado para sempre na memória de cada palmeirense que vivenciar isso.
Chegar aos cem não é tão simples. Bom, na verdade é sim. Mas chegar aos cem sendo o maior campeão nacional e, mesmo não tendo muito a oferecer nos últimos 14 anos, ainda assim leva consigo mais de 18 milhões de corações cantantes e vibrantes que, mesmo sem merecer, se contentam com o pouco e comemoram o distanciamento da zona de descenso como se fosse um título em plena semana do aniversário do clube, é difícil.

Aquele papo de “se for fácil, não é Palmeiras” nunca fez tanto sentido como agora. Após todo o sofrimento de ter que atuar na série B por mais um ano, o Palmeiras conquistou novamente seu lugar na elite do brasileiro. Era evidente que a torcida alviverde esperava um Palmeiras diferente, melhor, ofensivo, que daria trabalho aos rivais. Porém, algumas frustrações tomaram conta do ambiente palmeirense. No começo, o Parmera até surpreendeu, mas depois de algumas rodadas no Brasileirão após a Copa do Mundo, não foi bem assim que continuou o elenco Alviverde.
Apesar de possuir um técnico que deu um padrão tático ao time, esbarrando em sua limitação técnica com Ricardo Gareca, além dos reforços estrangeiros como, Fernando Tobio, Agustín Allione, Mouche e Cristaldo, a fase atual do Palmeiras não vem agradando a exigente torcida, ainda mais no ano do centenário do clube.

Falar do Palmeiras atual é muito difícil, porque quando penso no agora, somente frustrações me vem na cabeça. Somente momentos que não quero lembrar me surgem na memória e aposto que na sua mente, algo frustrante toma conta do seu pensamento. Sejam as inúmeras falhas em jogos importantes, o rebaixamento de 2002, a eliminação da Libertadores depois do sufoco da classificação diante do Sport em 2009, o rebaixamento em 2012, as goleadas do Coritiba e do Mirassol, os clássicos não vencidos... o último gol da última vitória do Palmeiras em clássicos foi marcado por Alan Kardec, o mesmo que selou a derrota para o São Paulo, no ultimo embate pelo Brasileiro. Isso sem contar as derrotas para todos os seus arquirrivais no período de um mês.
Hoje em dia, o torcedor palmeirense vive mais das histórias contadas por seus pais, avós e pessoas que realmente viram o verdadeiro Palmeiras, e as memórias ocupam o lugar que deveriam ser das vitórias e conquistas do time atual. É triste saber que, assim como eu, existem muitas pessoas que nunca viram o maior campeão do Brasil intimidar os rivais, se destacar nos campeonatos e sagrar-se campeão, mas mesmo assim reconhecem a grandeza do clube.
Mas o futebol é algo que vai além da conquista de títulos. Estamos falando de amor. Hoje, porém, o peso da camisa quase não importa aos que a vestem para nos representar em campo. Será necessário muito tempo para recuperarmos nosso orgulho Alviverde e voltar a ver um time competitivo, que jogue respeitando a importância daquela camisa, sem esquecer que por trás daquele "P" ainda existe uma história gigante que não pode terminar ali, que precisa de uma continuidade. É a nossa história que faz o Palmeiras ser o que é hoje, mas pra ela continuar no mesmo rumo, é preciso muita luta.O que é grande, permanece grande e nós, palmeirenses de corpo e alma não podemos nos esquecer que, mesmo com todas as coisas que acontecem no clube, nós somos o Palmeiras. Enquanto cada um de nós levarmos o escudo verde no lado esquerdo do peito, ele viverá.


______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________

2 comentários:

Faça seu comentário!

 
Copyright © 2013 Palmeirismo
Design by Lucas Marques