domingo, 26 de janeiro de 2014

"100 anos de história: mais que um clube, uma nação" Capítulo 1 - Do sonho dos italianos para o mundo: nasce o Palestra Italia

__________________________________________________________________________________________________
Na Itália, em meio a uma grande crise de emprego na segunda metade do século XIX, ocasionada principalmente pela industrialização do país, uma significativa parte dos italianos migraram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Pessoas de origem humilde que habitavam as regiões rurais da Itália, viam no nosso país uma terra nova, a esperança de um futuro promissor: “Terra nostra, terra dei nostri sogni. Speranza! Suo nome è il Brasile”. E na terra dos sonhos dos italianos, estava prestes a nascer um pacato clube, mas que, com a ajuda do tempo, se tornaria um gigantesco nome no país.

Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone, todos funcionários das indústrias Matrazzo, eram apenas um quarteto de jovens que compunham a colônia italiana no país. Vendo presença de dois times italianos no Brasil, que eram o Pro Vercelli e Torino, os rapazes se motivaram a fundar um clube para a colônia. Com o apoio das indústrias Matarazzo, foi fundado no dia 26 de agosto de 1914 o Palestra Italia. Entre o mês de agosto de 1914 e janeiro de 1915, foi organizada uma grande festa na colônia italiana residente em São Paulo para a apresentação do Palestra. Marcado para o dia nove de janeiro, o grande baile de inauguração deu início à história do clube.

A primeira partida do Palestra Italia aconteceu no dia 24 de janeiro de 1915, cinco meses após sua fundação. Viajando até a cidade de Sorocaba, o Palestra enfrentaria outro time de colônia italiana: o Savoia, que pertencia ao distrito de Votorantim. A equipe palestrina se reuniu bem cedo na antiga estação sorocabana. Um número significativo de sócios acompanhados de suas esposas acompanhavam a delegação.

A recepção aos visitantes foi ótima. Com muita festa e até uma banda de música, centenas de imigrantes e descendentes brasileiros recepcionaram os então palestrinos. Após participarem de um almoço festivo, seguiram rumo a Votorantim para enfrentar seu adversário.

O clima de jogo era intenso: muita gente em volta do gramado. A equipe do Savoia era muito famosa no interior paulista. No primeiro tempo, os mandantes jogaram melhor, porém, nada de gols. Na segunda etapa, o savoianos se cansaram e os palestrinos aproveitaram para pressionar no ataque. Em uma cobrança de falta, Bianco abriu o placar e marcou o primeiro gol da história do Palestra Italia. Um minuto depois, Alegretti converteu um pênalti e ampliou para o Palestra: 2 a 0 e fim de jogo em Votorantim.

A viagem de volta foi pura emoção. Na caravana a alegria e o delírio dos componentes era contagiante, todos estavam radiantes com a vitória sobre o Savoia. Com isso, o Palestra Italia deu início à sua vida futebolística da melhor forma possível: vencendo.

______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!

 
Copyright © 2013 Palmeirismo
Design by Lucas Marques